Uma das maiores dúvidas de quem começa a fazer uso de suplemento para aumento da massa muscular é se Whey Protein dá espinha. Isso acontece porque existem relatos de mudanças na pele após o consumo, como o surgimento de acne pelo corpo.
Afinal, é verdade que Whey Protein dá espinha? Convidamos o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia e cofundador da Creamy, para explicar mais sobre este assunto, um tanto quanto polêmico.
Whey protein x Acne
A acne, como sempre relembramos por aqui, é uma doença genética e multifatorial.
O Dr. Luiz ressalta que a alimentação é um fator importante de piora em alguns casos. “O consumo de suplementos à base da proteína do soro de leite, que é o caso do Whey Protein, está associado ao aumento da acne em pessoas previamente predispostas”.
Conforme revelam diversos estudos, o mecanismo do efeito colateral parece estar diretamente relacionado ao acréscimo do IGF-1 (Insulin Growth Factor) no organismo. Este é um hormônio produzido pelo fígado em resposta não só ao uso de suplementos, mas também a dietas hiperglicêmicas (ricas em açúcar).
Devido às alterações hormonais provocadas pelo consumo do suplemento, a pele tende a produzir mais sebo, condição que favorece o excesso de oleosidade e o aparecimento da acne.
Mito ou verdade: Whey Protein dá espinha?
Como qualquer outro derivado do leite, sim, é verdade que Whey Protein dá espinha. No entanto, é importante dizer que cada organismo reage de uma maneira específica com a introdução do Whey Protein na dieta.
“Não significa que todo mundo que consome esse suplemento vai ter acne”, alerta o especialista. Como mencionamos anteriormente, a predisposição genética exerce uma enorme influência nesses casos.
Como solucionar o problema?
“Se você tem propensão a acne e pretende suplementar o aporte de proteínas da sua dieta, opções veganas como proteína do arroz, da ervilha e do colágeno são excelentes opções que não causam esse inconveniente”, recomenda o Dr. Luiz.
Agora, se você iniciou o consumo de Whey Protein e a pele pipocou já nas primeiras semanas, a melhor dica é suspender o uso imediatamente e procurar por auxílio médico. “Consulte sempre profissionais capacitados tanto para orientar sua dieta quanto o seu skincare”, alerta o nosso especialista.
As espinhas te incomodam? Vem de Creamy!
Por último, mas não menos importante: aposte nos cuidados com a pele acneica. Produtos antiacne da Creamy – como os ácidos Salicílico, Mandélico, Lático e Glicólico – vão ajudar a controlar e tratar as espinhas, causadas ou não pelo uso de Whey Protein. Assim, é possível garantir uma pele menos oleosa e bem-cuidada.
Entre em contato com o seu dermatologista e escolha os Creamys que mais combinam com as características e particularidades da sua pele!
comentários