Qual é a fórmula do casal ideal? Esse segredo ninguém sabe, mas temos certeza que, antes de ser um par, você precisa ser incrível individualmente. É assim com os Creamys também, que sozinhos já são excelentes, mas quando se juntam com outros ficam ainda melhores.
Para fechar este mês dos namorados com chave de ouro, trazemos hoje algumas combinações de Creamys que vão fazer o maior sucesso na sua pele. Quem nos ajudou na escolha desses parzinhos perfeitos foi o Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia e criador das nossas fórmulas inteligentes.
Combinações de Creamys: como usar mais de um?
Primeiramente, é hora de responder a pergunta que não quer calar: como usar mais de um Creamy na rotina de skincare? O Dr. Luiz explica que “a regra de ouro do uso dos ácidos é iniciar um produto de cada vez, em noites alternadas, até que não seja observado nenhum sinal de sensibilidade”.
Depois desse período de adaptação, você já pode passar a fazer uso diário dos ácidos da Creamy. Mas, atenção: “os AHAs (alfa hidroxiácidos), glicólico, lático e mandélico, devem ser usados sempre individualmente. Por serem produtos com alta concentração de ácidos, não é recomendado usar mais de um na mesma noite. Se houver desejo de usar dois ou mais AHAs, recomendamos intercalar a aplicação, e em cada noite usar um”, indica o especialista.
O ácido tranexâmico não é um AHA, por isso pode ser combinado com qualquer um dos outros Creamys, seja na rotina diurna ou noturna. “Dá para usar até duas vezes ao dia. Por ser uma solução aquosa, ele entra como segundo passo da rotina, após a limpeza. A aplicação deve ser feita sobre a pele seca”, detalha Luiz.
Combinações de Creamys para cada tipo de pele
A eficácia dos AHAs já foi comprovada cientificamente, através de diversas pesquisas realizadas ao redor do mundo. “Ao usar mais de um alfa hidroxiácido na mesma rotina de skincare, você consegue os benefícios a longo prazo dos produtos utilizados”.
Confira abaixo algumas dicas de combinações de Creamys para cada tipo de pele!
IMPORTANTE: antes de iniciar qualquer tratamento, é preciso conhecer a sua pele. A melhor forma de garantir os resultados esperados é respeitar as indicações do seu dermatologista.
Pele oleosa: lático & mandélico
O uso alternado do ácido lático com o ácido mandélico reduz a oleosidade da pele, deixando-a muito mais luminosa e uniforme.
Essa combinação é benéfica, pois enquanto o mandélico atua direta e rapidamente nas lesões acneicas, o ácido lático – além de ajudar na esfoliação química – evita o ressecamento excessivo da pele, promovendo hidratação. Some tudo isso aos benefícios da Niacinamida 5%, que a longo prazo controla a oleosidade, previne o aparecimento de novas lesões acneicas e uniformiza o tom da pele, evitando as manchas castanhas e avermelhadas.
Pele acneica e/ou com manchas: mandélico & tranexâmico
Para reduzir a acne e clarear as manchas na pele (pós-inflamatórias, solares ou de melasma) a dupla perfeita é o ácido tranexâmico + ácido mandélico. Os dois Creamys podem ser usados juntos, na rotina de skincare noturna.
A combinação é especial, pois o poder clareador da dupla é conferido por 4 mecanismos sinérgicos que melhoram o aspecto de áreas hiperpigmentadas:
- o ácido glicólico + ácido mandélico clareiam a pele promovendo uma esfoliação química, ou seja, uma renovação celular acelerada que faz com que as manchas mais recentes e superficiais sejam rapidamente suavizadas;
- o ácido tranexâmico atua inibindo a produção de melanina pela via da plasmina, e além de promover o clareamento, previne o surgimento e piora de novas manchas;
- o alfa-arbutin também atua reduzindo a síntese de melanina, mas por outra via, inibindo a enzima tirosinase, que é uma das principais vias da produção de melanina;
- já a niacinamida atua impedindo a transferência de melanina já formada dos melanossomos para as células da epiderme.
Pele madura e sem viço: glicólico & tranexâmico
A melhor combinação neste caso é o glicólico + tranexâmico. A receita deles juntos é renovar, rejuvenescer e iluminar.
O ácido glicólico é o AHA mais poderoso quando se deseja esfoliação química e efeito anti-aging. A associação com o ácido tranexâmico promove, além da melhora da textura, uma uniformização no tom da pele, ajudando a eliminar áreas muito pigmentadas e prevenindo a formação de novas manchas.
Pele com poros visíveis: glicólico & lático
Quando o assunto é melhorar a aparência dos poros, a combinação perfeita não poderia ser outra. Os dois esfoliantes químicos, que devem ser usados em noites alternadas, melhoram a textura e tonalidade da pele.
Associados à niacinamida, a produção de sebo é regulada para garantir que os poros fiquem bem menos aparentes.
Pele seca e/ou sensível: lático & vitamina C
O ácido lático é o nosso AHA mais suave e hidratante. A vitamina C combina com tudo, e vai bem com todos os tipos de pele. Então é claro que este é o match perfeito para quem sofre com a sensibilidade, ressecamento ou irritação.
O lático, nosso amarelinho, promove uma esfoliação química gentil, enquanto hidrata a pele. O antioxidante da Creamy, laranjinha, complementa esse cuidado, já que ajuda na hidratação e na proteção contra os danos externos como radiação ultravioleta e poluição.
Qual é a sua combinação de Creamys favorita? Conta pra gente nos comentários!
comentários