5 dicas para cuidar da pele do rosto oleosa

5 dicas para cuidar da pele do rosto oleosa

Atualizado em Nov 18, 2021 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Sabia que grande parte dos brasileiros tem a pele do rosto oleosa? Com as altas temperaturas presentes na maior parte do país, controlar a oleosidade é um desafio diário para essa parcela da população.

Quem tem a pele negra pode sofrer ainda mais, já que esse tipo de pele costuma apresentar glândulas sebáceas maiores, o que consequentemente aumenta a oleosidade do rosto.

Manter uma rotina de cuidados para a pele do rosto oleosa é a maneira mais segura de garantir um rosto menos oleoso e mais saudável. Porém, outros fatores também estão envolvidos na saúde da pele.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer com a pele oleosa, preparamos uma lista com 5 práticas que você pode trazer ao seu dia a dia para manter seu rosto mais sequinho.

1. Mantenha o skincare em dia

A principal característica da pele oleosa é a produção de lipídios (sebo) em excesso. Porém, com a rotina de cuidado certa, ela se torna mais equilibrada, produzindo menos lipídios, proporcionando uma pele mais seca e saudável.

Como já ressaltamos, a rotina de skincare para pele oleosa não pode ser deixada de lado. Aplicar os produtos adequados para seu tipo de pele é a forma mais assertiva de seu rosto continuar livre de oleosidade excessiva.

O Ácido Salicílico é um dos principais ativos para tratar a pele oleosa. Junto ao tea tree (melaleuca), essa fórmula possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que diminuem o aparecimento de cravos e espinhas.

Por promover uma esfoliação química, nosso BHA foi pensado para a etapa pós-higienização. Ele age nas glândulas sebáceas, reduzindo a produção de oleosidade e o brilho excessivo característico da pele do rosto oleosa. 

No skincare do rosto oleoso, é fundamental usar produtos de limpeza voltados para pele oleosa na etapa de higienização e com toque seco nas etapas de fotoproteção e hidratação da pele. 

2. Hidrate-se por dentro e por fora

Há ainda muitas dúvidas sobre como hidratar a pele do rosto oleosa, mas basta investir em hidratantes com texturas leves. Isso vai garantir hidratação sem aumentar a produção de oleosidade.

O Creamy Calming Cream, por exemplo, é o hidratante perfeito para peles oleosas, pois ao mesmo tempo que hidrata, deixa a pele mais sequinha e protegida de agentes externos.

Além disso, para o corpo todo estar hidratado, é essencial ingerir ao menos dois litros de água por dia. Caso você tenha dificuldade, aposte em águas saborizadas e sucos naturais para isso.

pele do rosto oleosa

É interessante também evitar alimentos muito gordurosos e priorizar aqueles que contribuem para a saúde do organismo, como os alimentos ricos em antioxidantes. Eles ajudam a pele a se regenerar e agem contra o envelhecimento precoce, potencializando os produtos aplicados na rotina de skincare.

3. Use a make a seu favor

A maquiagem pode ser uma aliada no equilíbrio da pele do rosto oleosa. Os primers, por exemplo, diminuem ou absorvem a oleosidade produzida em excesso em nosso rosto.

Produtos como filtro solar, base e BB cream também podem conter substâncias que ajudam a equilibrar a produção de óleo, dando uma aparência mais sequinha ao seu rosto mesmo no verão.

Também é importante investir em produtos com toque seco. Pós compactos tradicionais ou translúcidos combatem a sensação de rosto muito oleoso típica do final de um dia de muito calor.

4. Evite passar a mão no rosto sem necessidade

Nossa pele produz oleosidade em qualquer parte do corpo, por isso é preciso evitar tocar no rosto. A gordura de nossas mãos passa para a face, deixando a pele ainda mais oleosa. Além disso, passando a mão no rosto, além de estar levando sujeira,  você está removendo o protetor solar! 

Para quem tem a pele do rosto oleosa, pode ser difícil deixar esse hábito para trás, já que a oleosidade excessiva nos leva a mexer no rosto em uma tentativa de “secar” a pele. Aliás, nossas mãos não carregam apenas gordura, mas sim poluição e até bactérias que podem ser prejudiciais ao rosto.

Outra dica interessante é evitar as franjas por longos períodos, porque o contato do cabelo na testa pode reter a oleosidade da região. É recomendável buscar qualquer corte que não deixe seu cabelo avançando no rosto para prevenir o desequilíbrio da pele.

5. Não lave o rosto com água muito quente

A água quente é um grande empecilho na busca de como cuidar da pele do rosto oleosa. Muitas pessoas preferem o banho quente mesmo no verão, o que pode ser prejudicial à nossa pele.

A água quente remove a camada de lipídios protetora da pele, deixando-a mais propensa a irritação, ressecamento excessivo, dermatites e até piora da acne.

Então, priorize a água morna durante o banho e a água fria quando for higienizar o rosto durante a rotina de skincare.

A Creamy deixa o cuidado com a pele do rosto oleosa muito mais fácil!

O #MomentoCreamy da pele do rosto oleosa é essencial para mantê-la saudável e protegida de agentes externos em qualquer época do ano! Visite nosso blog para conferir outras dicas de cuidado com sua pele.

(Visited 607 times, 2 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2021. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#