Sardas no rosto: o que são e como elas aparecem?

Sardas no rosto: o que são e como elas aparecem?

atualizado em publicado em 5 de outubro de 2021 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

As sardas no rosto podem ser um verdadeiro charme para alguns, não é mesmo? Essas pequenas manchinhas na cor marrom são mais comuns em quem tem a pele muito clara ou em quem é ruivo.

Para que você possa entender o que são as sardas no rosto, preparamos este conteúdo completo sobre o assunto. Continue acompanhando e saiba tudo sobre essas pintinhas!

Sardas no rosto: o que realmente são?

É normal uma pessoa ruiva ou com a pele muito clara ter sardas no rosto. As pintinhas conquistam algumas pessoas e já viraram até filtro nas redes sociais. Mas para saber o que elas realmente são, o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, traz a explicação: 

“’Sarda’ é o nome popular para ‘efélide’. Ela é uma mancha causada pelo aumento pontual e localizado da melanina na pele”. Ou seja, não há nada de anormal em tê-la, bastando uma pigmentação em algum ponto da pele para que ela surja.

Como as sardas surgem?

“Elas podem não estar presentes desde o nascimento, mas sua origem e genética ficam mais aparentes e evidentes após exposição solar”, diz o médico. Então, para que as sardas apareçam, além dos fatores genéticos, é preciso que a pessoa tome sol.

As sardas no rosto ou em qualquer região do corpo não estão presentes ao nascer, mas seu aparecimento acontece por volta dos três anos de idade. No entanto, não são todas as pessoas que apresentam as pintas marrons.

Quem pode ter sardas?

“As sardas são mais comuns em pessoas de pele mais clara (fototipo I e II) e pessoas ruivas”, diz o Dr. Luiz. Porém, outros fototipos de pele podem apresentar manchas castanhas, como sardas no rosto da pele negra. Não é impossível, só é mais raro. 

Sardas são motivo de preocupação?

Se você é uma das muitas pessoas com sardas no rosto, não precisa se preocupar com doenças relacionadas a essas pintinhas. “Elas não têm nenhuma tendência a  virarem câncer de pele, sendo apenas manchas estéticas”, afirma o especialista.

Sendo assim, a função das sardas é dar um charme diferente para sua beleza e também serem sinal da sua exposição solar. Por isso, é importante ficar de olho para não tomar muito sol sem nenhum tipo de proteção ou por longas horas. 

É possível removê-las?

É difícil dizer que as sardas podem ser totalmente removidas. Para quem tem esse desejo, alguns tratamentos mais invasivos, como lasers, podem remover as manchas de forma mais eficaz. 

“Quem tem sardas no rosto sabe como tirar é difícil. Provavelmente, a pessoa já notou que elas praticamente desaparecem quando há uma rigorosa fotoproteção, mas normalmente voltam a ficar mais evidentes com a exposição ao sol”, cita o dermatologista. 

sardas no rosto

Se você é do time que ama suas pintinhas e tem medo do clareamento de sardas no rosto ao usar produtos para suavizar outras manchas, não precisa se preocupar. 

“Muitas pessoas têm receio de usar produtos clareadores por medo que as sardas desapareçam. Mas isso nunca vai acontecer por completo com o uso de cosméticos”, afirma o especialista. Sendo assim, se você quer usar um dos queridinhos da Creamy, que tem em sua fórmula componentes clareadores, como o Ácido Mandélico, pode ficar sossegado. 

As sardas podem, sim, ser atenuadas usando clareadores e filtro solar rigorosamente, — para quem deseja escondê-las —, mas, certamente, voltarão a ficar aparentes quando houver exposição solar.

Agora, para quem não gosta dessas pintinhas, vamos dar algumas dicas para evitá-las, mesmo que seja um pouco mais difícil. Não esquecemos de quem as adora e quer cuidar de cada manchinha saudável! Confira tudo:

Como evitar?

Para evitar as sardas, principalmente se você tem grande tendência ao surgimento, dois pontos são fundamentais: o uso do protetor solar diariamente e evitar a exposição solar em excesso. 

Com esses dois aliados, sua pele fica mais protegida dos raios solares e pode promover uma diminuição no aparecimento das sardas no rosto ou em qualquer outra parte do corpo. 

E como cuidar das sardas?

Da mesma maneira que tem gente que quer evitar, há quem tenha e queira cuidar das sardas. Para isso, as dicas são praticamente as mesmas que as do item anterior: protetor solar adequado para sua pele e manter uma rotina de cuidados com seu rosto. 

Encontre, junto a um especialista, o melhor skincare para seu tipo de pele, e adquira o Creamy ideal para esse processo. Aproveite para incluir o Creamy Calming Cream, que vai hidratar seu rosto como nunca, prevenindo qualquer sintoma de irritação. 

Confira o blog da Creamy!

Quer receber mais conteúdos completos como este sobre sardas no rosto? Então, não deixe de acompanhar o blog da Creamy. Temos várias informações que vão ajudar você no seu dia a dia e tirar todas as suas dúvidas sobre skincare!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento