Regeneração da pele: conheça esse processo em detalhes

Regeneração da pele: conheça esse processo em detalhes

atualizado em publicado em 31 de janeiro de 2022 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 6 minutos

Além de ser o maior órgão do corpo humano, a pele tem um superpoder incrível: a renovação e regeneração. Quando nos machucamos de maneira superficial, eventualmente, o órgão volta ao normal. Chamamos isso de regeneração da pele.

A regeneração das células acontece por meio da mitose, processo em que uma célula-mãe se divide e dá origem a células-filhas com o mesmo material genético. Isso acontece de maneira constante no nosso corpo. 

Através da renovação celular, as células da pele são continuamente substituídas por outras mais jovens. O processo acontece a todo momento e, na superfície do corpo, completa um ciclo em cerca de 28 dias! Quer saber mais sobre essa habilidade da nossa pele? Confira!

Entendendo a regeneração da pele

Não é preciso ter estudado biologia para entender o que é a regeneração da pele. Também chamada de renovação da pele, esse processo é responsável por eliminar a camada de pele mais superficial (a camada córnea) por células mais jovens. Isso acontece de maneira contínua e é responsável por manter a saúde cutânea.

É muito comum confundir esse processo com cicatrização e reparo. A regeneração ou renovação acontece o tempo todo em 100% da superfície do corpo. Dessa forma, ela é capaz de reparar lesões superficiais (que atingem apenas a epiderme, ou seja, não provocam sangramento) como arranhões e queimaduras solares. .

Já a cicatrização ocorre com lesões que atingem até a derme. Essas lesões provocam sangramento e dão início ao processo de cicatrização, que é mais longo e complexo envolvendo vários tipos celulares tanto da pele quanto do sistema imunológico. 

Ao final desse processo, no lugar da lesão fica um tecido fibroso, também chamado de cicatriz. Apesar de serem conceitos diferentes, em uma mesma lesão, é possível existir os dois tipos de reparação.

Como funciona a regeneração da pele?

O processo acontece por um ciclo de renovação contínuo que substitui todas células da epiderme por células mais jovens, eliminando as células mortas mais superficiais. A epiderme é composta por 4 camadas, da mais profunda a mais superficial: camada basal, estrato espinhoso, estrato granuloso e camada córnea, que é a pele mais superficial, com a qual temos contato. 

É na camada basal que encontramos as células tronco que são capazes de se dividir e dar origem a novos queratinócitos, que são as células que compõem a epiderme. 

À medida que essas novas células da camada basal vão se diferenciando, também vão ascendendo até a superfície com o passar do tempo, de modo que até atingir a camada córnea, essa célula já passou por todas as camadas anteriores. 

Ao atingir a camada córnea, o estágio final de diferenciação, a célula encontra-se repleta de queratina e desprovida de núcleo. Ela é responsável por reter a hidratação da pele e proteger contra agressões externas. Dentro de alguns dias essa camada será substituída por uma mais nova, sendo naturalmente eliminada. 

mulher com as mães sobre o rosto.

Esse ciclo dura de 28 a 40 dias, que é o tempo que uma célula nova da camada basal leva até atingir a camada córnea e ser eliminada. A idade, o estresse, fatores genéticos, hormonais e ambientais podem retardar a regeneração, deixando a pele com aspecto mais opaco e envelhecido. 

Esse processo também pode ser acelerado por meio de medicamentos e cosméticos. Alfa-hidroxiácidos, beta-hidroxiácidos e o retinol são capazes de acelerar esse ciclo estimulando a renovação e regeneração celular da pele. 

Onde acontece a regeneração da pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano e funciona como uma proteção do nosso organismo. Podemos dividi-la em três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. Então, onde ocorre o processo de regeneração da pele?

É na epiderme, onde é responsável por eliminar lesões superficiais e pelo processo contínuo de regeneração celular. 

É na camada basal que se inicia o processo cujo objetivo final é substituir todas as células da epiderme por células mais jovens, e mantendo a integridade da camada córnea, que é a camada mais superficial da pele. Ela é a nossa interface com o meio ambiente e a primeira responsável pela defesa contra agentes externos.  

Como acelerar a regeneração da pele?

28 dias parece muito tempo para a superfície do corpo se reestruturar, não é mesmo? A sorte é que existem alguns hábitos e práticas que podem acelerar o ciclo da substituição das células. Confira quatro maneiras de como acelerar a regeneração da pele:

Tenha boas noites de sono

Quem nunca ouviu falar em “sono da beleza”? A verdade é que ter um sono regulado pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde (e também para a beleza). Isso inclui a aceleração do processo de renovação da superfície do corpo.

Como já falamos, o ápice da mitose acontece durante a noite, por isso é importante deixar o seu corpo descansar e se dedicar totalmente a isso. Assim, é recomendado ter uma boa noite de sono de, pelo menos, seis horas.

Alimentar-se bem

Assim como dormir, ter uma alimentação saudável é fundamental para conquistar uma pele hidratada e macia. Uma alimentação rica em vitaminas (A, E e C) e minerais como o zinco também pode acelerar a regeneração dela.

Alguns alimentos são especialmente benéficos para isso, como: carnes magras, peixes, sementes, frutas cítricas, ovo, leguminosas, berinjela e fígado.

Manter uma rotina de skincare

Contudo, para ter a pele dos sonhos, tanto quanto dormir bem e ter uma alimentação saudável, é preciso se dedicar a uma rotina de skincare. Por isso, indicamos o combo de cuidados com a pele da Creamy.

Além desses combos, aqui, você encontra produtos incríveis para a sua rotina de cuidados, que podem complementar aquilo que você já costuma fazer ou tratar problemas tópicos, como manchas e cicatrizes de espinhas. Confira clicando aqui

Utilizar produtos que ajudam a regeneração celular

Existe muita ciência por trás do mundo dos cosméticos. Usando os produtos certos, é possível se livrar de manchas, espinhas, cravos e, é claro, renovar as células da pele com mais rapidez.

Utilizar produtos que contenham ativos que desaceleram o envelhecimento da célula é ótimo para incrementar o ciclo de regeneração da pele. Isso porque eles contêm ativos que retardam o relógio biológico celular.

Para atender completamente às suas necessidades, é fundamental conhecer o seu tipo de pele antes de comprar produtos que solucionem os seus problemas. Por isso, para descobrir o seu tipo de rosto e a rotina de skincare que combina com ele, acesse o nosso quiz.

Cuide da pele com a Creamy

Se você gostou de saber tudo sobre a regeneração da pele e quer aprender ainda mais sobre cuidados e beleza, acesse o nosso blog. Nele, você encontra vários conteúdos como esse, que ajudam seu rosto a ficar ainda mais bonito e saudável.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento