Pele ressecada na menopausa: o que fazer? Essa é uma das principais dúvidas de quem está avançando nas casinhas da idade e vem enfrentando a falta de hidratação. Essa situação incômoda é natural e piora com a interação com os agentes externos, mas tem solução!
A Creamy explica por que a pele fica ressecada na menopausa e o que você pode fazer para manter a barreira cutânea hidratada. As seis dicas simples deste conteúdo proporcionam resultados gradativamente, portanto, siga-as diariamente!
O que deixa a pele ressecada na menopausa?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional do Rio de Janeiro,
a menopausa não se restringe apenas à ausência de menstruação. É o período em que a mulher deixa de ovular e passa por diversas alterações hormonais. A pele é uma das partes mais afetadas, e o primeiro sinal é o ressecamento.
Essa mudança acontece devido à diminuição da produção de elastina e colágeno, que contribuem para a firmeza e a elasticidade cutânea. Quando esses componentes estão em falta no organismo, maiores são as chances de a pele do rosto ficar fina, fragilizada e ressecada.
Então, pele ressecada na menopausa: o que fazer? É preciso manter a saúde em dia, pois os hábitos pessoais fazem toda a diferença para evitar esse problema. A exposição aos raios solares, a poluição em excesso, a má alimentação, o tabagismo e o uso de produtos inadequados aceleram e intensificam o ressecamento.
Caso esses fatores não sejam reduzidos ou equilibrados, a pele ressecada tende a apresentar sinais de idade com mais facilidade. As rugas e as linhas de expressão ficam mais profundas e podem se formar no canto dos olhos, na testa, ao redor da boca e até em locais não tão comuns.
Outra causa a ser levada em consideração no nível de ressecamento é a própria genética. De acordo com um estudo feito em parceria pela Universidade de São Paulo (USP) e a Natura, a hidratação é mais influenciada pelos genes (60%) do que por agentes externos (40%).
Dicas para recuperar a hidratação da pele
Agora, é hora de saber quais atitudes você deve tomar para melhorar a aparência e a saúde do seu rosto! A Creamy explica tudo sobre a pele ressecada na menopausa: o que fazer, cuidados e tratamentos.
Diga adeus aos banhos quentes
Um dos inimigos da pele ressecada na menopausa é o banho quente. Apesar de ser relaxante, a alta temperatura fragiliza e enfraquece a barreira cutânea, reduzindo a quantidade de água retida. Com isso, a hidratação natural não é suficiente para manter o viço.
O ideal é que o banho seja morno ou gelado, a depender do clima. No inverno, quando não tem como fugir de uma ducha quente, não passe muito tempo embaixo do chuveiro e aplique hidratante constantemente para manter a umidade da pele.
Redobre a proteção solar
A exposição solar é uma das causas do fotoenvelhecimento, pois a radiação penetra na pele e age de forma negativa por meio dos radicais livres. Eles aceleram o envelhecimento pelo aumento das rugas e das linhas de expressão, deixando a barreira cutânea seca e propensa a manchas.
Portanto, se você se pergunta “pele ressecada na menopausa: o que fazer?”, priorize o uso do protetor solar (com FPS mínimo de 30) diariamente. A Creamy tem um dermocosmético maravilhoso para essa etapa: o Watery Lotion. Ele tem ação contra a luz azul e visível, é resistente à água e ao suor, tem ação antioxidante e hidrata a barreira cutânea.
Use mais de um ativo hidratante
Na menopausa, a pele fica ressecada e precisa de hidratação frequente com ativos que aumentam e retêm a umidade por mais tempo. Entre as opções mais frequentes nos produtos de skincare, estão o ácido hialurônico, a ureia e a Centella asiatica (que também combate o envelhecimento precoce).
Além dos componentes, a textura do produto também influencia na aplicação e no efeito prolongado. Os cremes mais densos, por exemplo, criam uma barreira mais resistente, enquanto os óleos têm uma ação mais intensa e uma absorção mais lenta. A escolha depende da preferência pessoal e da adaptação sensorial.
Aposte em ativos rejuvenescedores
Para completar o combo hidratante, não deixe de fora os ativos que combatem os sinais do envelhecimento! Os ácidos glicólico, salicílico e lático estão entre os principais e ajudam a melhorar a firmeza, a hidratação e a aparência das marcas de idade. Eles são encontrados em diferentes fórmulas inteligentes da Creamy.
Faça esfoliações frequentes
Aqui vai outra dica para a pele ressecada na menopausa: o que fazer para retirar as células mortas e as impurezas do rosto? Esfoliação! Ela facilita a oxigenação e a regeneração celular. Ao fazê-la pelo menos duas vezes por semana, o aspecto seco e as casquinhas vão reduzindo.
Adote um estilo de vida saudável
Para todos os outros cuidados com a pele na menopausa terem melhores efeitos, lembre-se de cuidar da pele de dentro para fora. Adote uma alimentação saudável com frutas e legumes antioxidantes, beba mais água para prolongar a hidratação e evite o tabaco e bebidas alcoólicas, pois eles podem acelerar o ressecamento e o envelhecimento cutâneo.
Cuide da pele na menopausa com as fórmulas inteligentes da Creamy!
Agora, você já sabe tudo sobre a pele ressecada na menopausa: o que fazer e como evitar esse problema. Então, confira outros conteúdos do blog da Creamy para aprender sobre mais cuidados e dê um upgrade na sua rotina de skincare com as fórmulas inteligentes anti-aging!
comentários