CIÊNCIA

Pele flácida: o que fazer e como prevenir?

Tempo de leitura: 4 minutos

É fato que o envelhecimento chega para todos, mas as marcas que realçam a idade podem causar um grande desconforto, não é mesmo? Rugas, linhas de expressão e pele flácida formam o combo indesejado para muitas pessoas. 

Com algumas pequenas mudanças no dia a dia e as dicas preparadas pelo blog da Creamy, você vai entender por que a pele fica flácida e o que fazer diante disso. Então, aproveite o conteúdo exclusivo!

O que caracteriza uma pele flácida?

Ao olhar para uma pele flácida, você nota uma perda de volume, como também é chamada essa característica. Acontece uma falta de sustentação que faz os tecidos do rosto caírem um pouco com o passar do tempo. 

Basicamente, há uma mudança na estrutura do tecido que reveste o rosto, principalmente nas maçãs, na mandíbula, na testa e nos cantos da boca. Assim, visualmente, é possível notar que a pele está flácida. 

O que causa a pele flácida?

“A flacidez de pele é causada pela perda das fibras elásticas presentes na derme. A derme é o tecido que fica logo abaixo da superfície da nossa pele. É ela a responsável por nutrir e sustentar as estruturas adjacentes”, explica o Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia.

Segundo o especialista, uma vez que a epiderme, a camada mais externa da pele, não é vascularizada, ou seja, não tem vasos sanguíneos, toda a nutrição é feita pela derme, que é um tecido rico em irrigação sanguínea. 

“Além de oferecer nutrição para a pele, a derme oferece sustentação e resistência mecânica. Esse tecido é composto pela matriz extracelular, que é rica em proteínas fibrosas como o colágeno e a elastina”, diz o médico. São esses compostos que conferem densidade, firmeza e elasticidade à pele.

Por isso, com o passar dos anos e o envelhecimento, o corpo tende a produzir menos colágeno. Aliado a fatores externos, como radiação solar e poluição (que impactam a produção de colágeno), isso explica por que a pele do rosto fica flácida

Como prevenir ou melhorar a pele que está flácida?

O Dr. Luiz afirma que alguns cosméticos podem ajudar a longo prazo, focando na qualidade e na quantidade de colágeno para pele flácida. Eles devem atuar de duas formas principais.

  1. Prevenir a degradação de colágeno: é aqui que entram o filtro solar e os antioxidantes. “A radiação solar e os radicais livres são os maiores responsáveis pelo envelhecimento e pela flacidez de pele. Protegê-la contra os raios solares com um bom filtro e prevenir o dano oxidativo usando um bom antioxidante, como a vitamina C, vai prevenir os sinais de flacidez”, diz o médico.
  2. Estimular a produção de novas fibras colágenas pela derme: isso é possível com o uso prolongado de cosméticos com AHAs, como o ácido glicólico. Enquanto promove uma esfoliação química superficial na epiderme, ele estimula a produção de colágeno pela derme.

Na hora de escolher o Ácido Glicólico, você pode optar pelo produto da Creamy. Além de oferecer os benefícios citados, ele hidrata profundamente, uniformizando a pele e reduzindo a aparência dos poros.

Outra opção sugerida pelo especialista é o antioxidante, e é claro que o nosso laranjinha está pronto para ajudar nesse processo. A Vitamina C da Creamy é um sérum facial que recupera a elasticidade da pele, protegendo contra os radicais livres e evitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Outras dicas para prevenir a pele flácida

No dia a dia, você pode ter algumas atitudes que impactam diretamente o bem-estar da sua pele. Usar cosméticos e fazer tratamento para pele flácida são alternativas. Outras formas de evitar o problema são:

  • beber bastante água diariamente: a hidratação faz muito bem para a pele e o corpo em geral;
  • massagear o rosto levemente: depois de iniciar seu skincare, especialmente na hora de usar um hidratante ou creme para pele flácida, faça uma massagem na pele. Peça dicas ao especialista para saber em quais pontos focar;
  • não fumar: a nicotina deixa a pele envelhecida e flácida mais rapidamente em comparação com alguém que não fuma. Talvez seja hora de rever alguns vícios para o bem da sua saúde no geral;
  • ter cuidado com o sol: lembra que falamos sobre a prevenção à degradação do colágeno? Proteger a pele contra os efeitos do sol é fundamental para ela não ficar flácida. Use filtro solar todos os dias, inclusive em tempo nublado.

Combinar essas mudanças com a orientação profissional pode oferecer a você grandes resultados na pele. Mantenha uma rotina de skincare apropriada para as características da sua pele!

Continue acompanhando o blog da Creamy!

Viu como a Creamy entende do que fala? Buscamos informações para levar conteúdos completos para ajudar no seu dia a dia. A pele flácida é apenas um dos temas disponíveis em nosso blog. Acompanhe e se mantenha por dentro das novidades!

Creamy

Recent Posts

Guia definitivo para cuidados com o cabelo no inverno

Ah, o frio... o clima de roupas aconchegantes, bebidas quentes e, infelizmente, das madeixas ressecadas…

16 horas ago

Protetor solar no inverno: qual é a importância do produto na estação mais fria do ano?

Quando as temperaturas caem e as folhas começam a mudar de cor, é fácil esquecer…

1 semana ago

Desvendando a acne grau 5: quando a pele precisa de ajuda extra

As inflamações acneicas severas são mais do que apenas algumas espinhas irritantes. Elas afetam a…

2 semanas ago

Saiba como finalizar cabelo ondulado de diferentes maneiras

Quem tem ondulações nas madeixas nem sempre sabe como lidar com o volume e a…

3 semanas ago

Saiba tudo sobre a acne grau 4 e os tratamentos adequados

Cravos e espinhas podem acometer a pele de diferentes formas, variando o tipo de inflamação,…

4 semanas ago

Saiba como cuidar da pele oleosa na adolescência

A pele oleosa na adolescência gera desconforto no dia a dia. Ela é muito comum…

1 mês ago