Uma pele saudável é macia, hidratada e uniforme, mas diversos fatores podem levar ao desequilíbrio e à mudança na aparência. Por isso, ao encontrar a pele do corpo seca e descamando, é importante entender o que ocasionou o ressecamento e tratá-la de forma adequada.
Se você está enfrentando desafios para cuidar da pele nessas condições, a Creamy vai ajudar. Continue a leitura para saber as principais causas e formas de minimizar os sinais durante o autocuidado diário!
A pele seca é uma queixa comum em todas as estações do ano, pois está relacionada a diferentes fatores, e o clima é somente um deles. Por mais que todo o corpo fique suscetível à mudança na textura, as partes mais expostas, como mãos, pés, cotovelos e joelhos, costumam apresentar um ressecamento maior.
Isso acontece porque o ar frio, quente e seco fragiliza a barreira cutânea, que não consegue manter a umidade da pele e fica seca. Esse aspecto tem uma piora com a ação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, que ocasionam o envelhecimento e, consequentemente, sensibilizam a pele.
Além disso, o uso de alguns medicamentos ocasiona esse efeito colateral. Os diuréticos, por exemplo, ajudam a eliminar a água do organismo e podem desequilibrar a hidratação. As estatinas (usadas no controle do colesterol) e a isotretinoína (receitada no tratamento de acne) são outros desencadeadores.
Ainda há quem fique com a pele do corpo seca em decorrência de fatores genéticos e hormonais. A alteração dos níveis dos hormônios influencia a produção sebácea e a retenção de água na pele. Isso pode ser visto durante a menopausa, quando há uma queda do estrogênio, e durante a gravidez, em que há uma oscilação entre a oleosidade e o ressecamento.
A pele do corpo seca pode ser um sinal de falta de ingestão de água, banhos com água muito quente e abrasão excessiva com bucha. O ideal é que a água esteja gelada ou morna e que os movimentos durante a higienização sejam suaves, com um sabonete hidratante, para não agredir a epiderme.
Quando os cuidados diários não são tomados, o grau de ressecamento aumenta e a pele passa a descamar. No entanto, existem casos em que o agravamento é ocasionado por condições cutâneas, como a própria xerodermia, que caracteriza a pele seca sem associação com distúrbios genéticos.
Ainda é possível observar a pele ressecada em situações de ictiose, quando a secura é intensa e a descamação aparece em placas ásperas e grossas. Diferentemente da doença anterior, ela é hereditária ou adquirida (efeito colateral de medicamentos). Para ter esse diagnóstico, é necessária uma biópsia.
Outras pessoas podem notar a pele do corpo seca e descamando diante da psoríase, uma doença crônica com placas avermelhadas cobertas por escamas brancas. As lesões podem aparecer em qualquer região do corpo, mas são mais frequentes nos cotovelos, no couro cabeludo e no joelho. É comum que o quadro seja acompanhado de coceira.
A dermatite atópica é semelhante ao distúrbio anterior, porém é desencadeada por reações alérgicas e emocionais, como o estresse e a ansiedade. Segundo o Ministério da Saúde, as áreas secas em placas com descamação são mais desenvolvidas nas dobras do corpo.
Se você está com a pele do corpo seca e descamando, o primeiro passo do autocuidado é a consulta com um dermatologista. Com a devida análise e os exames solicitados, esse especialista diagnostica as causas do ressecamento e orienta um tratamento adequado.
O segundo passo é iniciar uma rotina de skincare que priorize a hidratação. Todas as etapas devem ser seguidas normalmente, com produtos hidratantes que preservem os lipídios, a retenção de água e a integridade da barreira cutânea. Lembre-se de evitar a água quente e contar com fórmulas seguras.
Se tiver dúvidas sobre quais ativos podem prolongar a hidratação da pele, conte com a ajuda do dermatologista e procure em sites especializados, como o glossário da Creamy. Alguns ingredientes que podem ajudar são o alfa-bisabolol e a Centella asiatica (presentes no Intensive Repair Cream), o pantenol, o óleo de girassol e a manteiga de karité encontrados no Creamy Calming Body Cream.
Essa loção corporal foi desenvolvida especialmente para peles sensíveis e secas, que precisam de hidratação imediata e prolongada. A composição ainda acalma a pele, aliviando o desconforto do ressecamento.
Por fim, o último passo é a mudança de hábitos do cotidiano. Aumentar a ingestão de água, evitar a exposição solar desprotegida e usar luvas durante as limpezas da casa são algumas mudanças que evitam a sensibilização da pele do corpo seca e descamando.
Agora que você já sabe como cuidar da pele do corpo seca e descamando, conte com os produtos da Creamy para manter a hidratação em dia. As fórmulas inteligentes e seguras proporcionam vários benefícios para sua pele continuar saudável.
Olhando o catálogo, você pode selecionar as opções mais adequadas para seu tipo de pele. Caso queira sugestões, navegue pelas categorias de rotinas específicas do site, que têm itens para cada etapa do autocuidado.
O último lançamento do ano acaba de chegar: o Stick Multifuncional. E assim como tudo…
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…