Coceira na pele: possíveis causas e como tratar

Coceira na pele: possíveis causas e como tratar

atualizado em publicado em 22 de agosto de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

A coceira na pele é bastante comum e pode ter causas variadas, desde uma simples picada de mosquito até alergias e outras doenças de pele. Por isso, vale se atentar aos sinais para identificar quando o problema está além do normal.

Independentemente da razão, o corpo pinicando e coçando incomoda muito. Por esse motivo, reunimos as principais causas do problema e formas de tratar os sintomas. Conte com a Creamy para acalmar os sinais e lembre-se sempre de procurar um dermatologista caso eles persistam.

O que a coceira na pele pode significar?

Quando surge uma coceira no corpo, normalmente, ela não recebe muita importância. Entretanto, o sintoma pode ser o primeiro alerta para problemas de saúde que precisam ser identificados.

Duas causas frequentes são a alergia, à picada de insetos ou a elementos externos como suor e poeira, e o ressecamento. As reações alérgicas causam apenas um desconforto passageiro e a coceira está ligada ao processo de reparação do tecido danificado.

Por outro lado, quando fica ressecada, a pele perde a barreira de proteção, o que leva à coceira. Ambos os casos não costumam ser graves, mas sempre se atente ao aparecimento de manchas avermelhadas e feridas.

No entanto, alguns motivos podem exigir mais atenção. Infecções de pele, dermatites e doenças sistêmicas, por exemplo, também levam ao sintoma. Vamos explicar sobre eles a seguir:

Infecções de pele

As infecções de pele podem ser provocadas por fungos, parasitas ou bactérias. Elas também são relativamente frequentes, mas precisam ser acompanhadas de perto por um dermatologista. Entre os tipos mais corriqueiros, podemos citar as micoses e a herpes.

Caso um dos sintomas seja o corpo pinicando e coçando à noite, pode ser escabiose. Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, essa infecção cria lesões que coçam mais durante o período noturno. De qualquer forma, para ter um diagnóstico preciso, sempre consulte um médico.

Dermatites

Existem alguns tipos de dermatites, mas todas têm causas genéticas ou autoimunes. A mais conhecida é a dermatite atópica, que gera crises de coceira e eczemas, ou seja, lesões na pele. A psoríase também é um tipo bastante conhecido de dermatite.

Nesses casos, o tratamento para a alergia na pele envolve remédios corticoides ou antialérgicos e cremes hidratantes com ativos seguros para a doença, como ureia, por exemplo.

Coceira na pele. Pessoa coçando o braço.

Doenças sistêmicas

Pessoas com doenças sistêmicas têm maior probabilidade de desenvolver um quadro de ressecamento que gera coceira e desconforto. Entre as doenças que podem provocar prurido — coceira na pele —, estão: as infecções virais, como dengue, zika e catapora; o hipotireoidismo; e até infecções parasitárias, como a sarna.

Entenda por que o ressecamento causa coceira na pele

A barreira cutânea funciona como uma defesa contra agressões e fatores externos, como o contato com produtos abrasivos, por exemplo. No entanto, alguns hábitos normais do dia a dia, incluindo banho quente e uso da bucha, prejudicam essa camada de proteção. Eles removem os lipídios, a gordura presente nela, o que causa enfraquecimento e desidratação da pele.

Como consequência, cria-se um processo de xerose cutânea, mais conhecido como ressecamento da pele. Quanto mais desidratada a pele fica, menos capacidade de produzir óleo e reter a hidratação natural ela apresenta, o que pode causar coceira e outros sintomas, como descamação e rachaduras.

Como resolver a coceira na pele?

A não ser que a causa seja uma doença, como as citadas acima, não há um remédio para coceira no corpo específico. No entanto, existem formas de aliviar os sintomas. Uma delas é caprichar na hidratação da pele, para manter a barreira cutânea saudável.

Ativos como óleo de girassol, manteiga de karité e glicerina são emolientes naturais que formam uma película leve e hidratante para reter a hidratação. Eles estão presentes no Calming Body Cream, hidratante da Creamy formulado especialmente para tratar peles ressecadas.

Além disso, alguns cuidados diários podem acalmar a pele irritada, coçando por falta de hidratação, como:

  • tomar banhos com água morna;
  • usar sabonetes neutros ou hipoalergênicos, sem ativos irritantes para seu tipo de pele;
  • hidratar a pele diariamente, de preferência mais de uma vez por dia;
  • escolher hidratantes com bons ativos, e não apenas pela fragrância;
  • beber uma quantidade adequada de água;
  • usar um umidificador de ar.

Colocando essas dicas em prática, as manchas vermelhas na pele que coçam vão diminuir significativamente. Reforçamos que, caso os sintomas sejam contínuos, você deve procurar um dermatologista para avaliar a situação.

Mande o ressecamento embora com as fórmulas da Creamy

Conte com as fórmulas inteligentes da Creamy para amenizar os sintomas de coceira na pele. Uma boa rotina de hidratação, com os ativos certos para manter a barreira cutânea saudável, pode transformar a saúde da sua pele.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento