Acne grau 2: tudo que você precisa saber

Acne grau 2: tudo que você precisa saber

atualizado em publicado em 3 de janeiro de 2024 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

A acne grau 2 é uma condição dermatológica muito comum, tanto em mulheres quanto em homens. O surgimento de cravos e espinhas pode incomodar bastante, causando desconforto, dor e até mesmo ocasionando baixa autoestima e insegurança. Porém, esse é um problema que tem tratamento!

Neste artigo, a Creamy explica tudo que você precisa saber sobre acne grau 2: tratamento, causas, faixa etária e muito mais. Aqui, você também confere informações sobre outros tipos desse problema para aprender a diferenciar e entender os tratamentos mais adequados. Continue a leitura!

O que é acne?

Antes de entender o que é o grau 2, primeiro é preciso compreender o que é acne. Bem, esse é o nome dado para o processo inflamatório que ocorre quando os poros ficam obstruídos por conta de acúmulo de sebo, bactérias e/ou células mortas.

A acne é caracterizada principalmente pelo surgimento de cravos e espinhas, mas outras manifestações, como pústulas e nódulos, também são comuns nesse problema.

As causas por trás dos cravos e espinhas são variadas e envolvem desde o desequilíbrio hormonal, muito comum na adolescência, até o uso de determinados tipos de cosméticos, o consumo de produtos ricos em óleos e a limpeza inadequada da pele.

Ainda que a acne seja mais comum na adolescência, pessoas de qualquer idade podem ter esse problema. Ela se manifesta com mais frequência no rosto, no peito, nas costas e no pescoço. Além disso, algumas situações que causam desequilíbrio hormonal, como estresse e período menstrual, podem agravar o quadro.

Tipos de acne

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é possível dividir a acne em quatro tipos, que variam de acordo com a gravidade e as características das lesões na pele. São elas:

  • acne grau 1: apresenta apenas cravos, sem processos inflamatórios;
  • acne grau 2: a mais comum no período da adolescência, caracterizada por cravos e espinhas pequenas, além de lesões inflamadas e com pus amarelado;
  • acne grau 3: apresenta lesões maiores e mais profundas, gerando vermelhidão, dor e aparência bem inflamada;
  • acne grau 4: caracterizada por grandes lesões císticas, abscesso e cicatrizes.
acne grau 2

Tratamento para acne grau 2

Sofrer com acne grau 2 pode ser muito frustrante, principalmente se você costuma ter espinhas no rosto com muita frequência. Apesar disso, essa é uma condição que tem tratamento e que pode ser facilmente controlada com alguns passos simples no dia a dia.

Para tratar a acne grau 2, o primeiro passo é investir em um sabonete ou gel de limpeza específico para pele acneica e lavar o rosto duas vezes ao dia — pela manhã e à noite. Evite fazer a limpeza facial em excesso para não piorar a lesão. Além disso, também não é indicado espremer cravos e espinhas.

O tratamento tópico da acne também inclui o uso de produtos com compostos capazes de regular a quantidade de sebo e secar as espinhas, auxiliando a combater o processo inflamatório. Alguns dos ativos eficazes para esse tratamento são ácido salicílico, peróxido de benzoíla, retinoides e ácido azelaico. 

O ideal é sempre procurar um dermatologista antes de começar qualquer tratamento. Em casos mais graves ou em que os dermocosméticos não estejam surtindo efeito, o médico pode prescrever medicamentos específicos para auxiliar no controle da acne. 

Depois do surgimento de cravos e espinhas, é importante tratar a acne e focar na prevenção para impedir que o problema continue a ocorrer. Evite exposição prolongada ao sol e cosméticos que aumentem a oleosidade da pele e sempre retire a maquiagem antes de dormir, para evitar a obstrução dos poros.

Dicas de produtos para acne

Na Creamy, você encontra alguns produtos que podem ajudar a combater a acne grau 2. É o caso da solução tônica antiacne com Ácido Salicílico, com textura líquida de rápida absorção, que pode ser aplicada logo após a limpeza da pele. Com xilitol e tea tree na composição, esse dermocosmético pode ser usado tanto de dia quanto de noite.

O tônico reduz a oleosidade, desobstrui poros e faz uma esfoliação química superficial no rosto, evitando o surgimento de cravos e espinhas e suavizando a aparência das lesões. Ele tem um complexo que equilibra a microbiota da pele, além de ingredientes calmantes que reduzem a vermelhidão e o desconforto causados pela acne.

Creamy: as melhores fórmulas para pele acneica

Agora que você já sabe tudo sobre acne grau 2, chegou a hora de investir nos melhores tratamentos para combater a irritação e manter seu rosto mais saudável e uniforme. A Creamy ajuda nessa jornada! As fórmulas inteligentes são desenvolvidas para todas as etapas de skincare para pele acneica.

Na Creamy, você conta com combinações inovadoras de ativos para acalmar, secar os cravos e espinhas e controlar a oleosidade, combatendo o surgimento de novas inflamações. As fórmulas são eco-friendly, veganas e 100% testadas dermatologicamente. Confira já o kit de skincare para pele oleosa e acneica!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento