A pele durante o ciclo menstrual: saiba o que acontece

A pele durante o ciclo menstrual: saiba o que acontece

atualizado em publicado em 9 de agosto de 2021 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 5 minutos

Já reparou que a sua pele se comunica com você? Ela anuncia mudanças de fases no decorrer de toda a nossa vida, especialmente por influência dos hormônios. As mulheres, no entanto, sentem isso com mais intensidade. Hoje viemos explicar o que acontece com a pele durante o ciclo menstrual e como adaptar a sua rotina de skincare de acordo com cada fase desse período. 

Antes de tudo, o que é ciclo menstrual? Este é um processo natural que ocorre mensalmente no corpo das mulheres em idade reprodutiva. Durante os seus três períodos (fase folicular, ovulatória e fase lútea), é comum notar alterações na pele, como aumento da oleosidade, aparecimento de espinhas e manchas, além de diferenças relacionadas à hidratação e elasticidade. 

Kellen Dalla Fukasawa, médica generalista, nos ajuda a entender o processo: “A menstruação é regida por mudanças nos níveis de estrogênio e progesterona, que são hormônios produzidos principalmente nos ovários”, diz. Ela ainda explica que “a flutuação dos níveis desses hormônios influencia características como a secreção de gordura e sebo, hidratação da pele, função de proteção e imunidade”. 

Resumidamente, o maior órgão do corpo possui o que chamamos de receptores hormonais, sendo totalmente responsivo às variações causadas pelos hormônios. Para saber lidar com as mudanças da pele durante o ciclo menstrual, é necessário entender em que momento elas acontecem, ou seja, quando exatamente a rotina de skincare deve ser ajustada.  

a pele durante o ciclo menstrual
Kellen Dalla Fukasawa, médica.

Como funciona o ciclo menstrual

O ciclo menstrual, ou ciclo uterino, começa no primeiro dia de sangramento e termina quando a próxima menstruação se inicia. Como já mencionamos, ele é dividido em três fases. “O período menstrual dura geralmente entre 3 e 6 dias. Do 7º ao 14º dia temos a chamada fase folicular que termina na ovulação. A fase lútea vai normalmente do 15º ao 28º dia”, detalha a Dra. Kellen. 

Sintomas do ciclo menstrual

Antes, durante e depois da menstruação, as mulheres passam por um turbilhão de alterações hormonais que costumam causar alguns sintomas do ciclo menstrual bem característicos no humor, no corpo e na pele. 

Na fase folicular, o protagonista é o estrogênio, responsável pela melhora da hidratação, viço e luminosidade da pele. A médica diz que “devido a alta produção deste hormônio, a oleosidade diminui, a produção de colágeno aumenta e possíveis feridas cicatrizam de maneira mais rápida”.

Quando a fase ovulatória começa, os níveis de estrogênio se mantêm elevados e o corpo inicia a produção do hormônio luteinizante (LH), que promove a liberação do óvulo. Nessa etapa, a pele costuma mudar, apresentando mais oleosidade, acnes e aumento na hiperpigmentação, predispondo manchas.

Já na fase lútea, que acontece após o 14º dia, a secreção de gordura aumenta significativamente e a capacidade de retenção de água é reduzida. A pele tende a ficar oleosa, porém desidratada. A produção de colágeno também diminui, a elasticidade se torna menor e há piora de doenças como acne, rosácea, lúpus, psoríase, dermatite atópica e urticária. 

A Dra. Kellen explica que isso acontece principalmente pela queda dos níveis de estrogênio, e aumento na produção de progesterona e testosterona. Quem tem a pele seca está no paraíso, mas quem sofre com a pele oleosa e acneica, passa por um período bem incômodo. “É o momento de investir em bons limpadores e cosméticos apropriados, capazes de controlar a oleosidade”.

Cuidados durante a menstruação 

Na chamada fase menstrual, a produção de progesterona diminui – hormônio encarregado da oleosidade – assim como do estrógeno – responsável por deixar a pele mais firme e hidratada. 

Durante a menstruação, os níveis dos hormônios que são produzidos pela glândula hipófise diminuem (como o LH e o FSH). O estrogênio e progesterona, produzidos pelos ovários, também declinam nesse período. O resultado é uma pele mais seca, sensível e desidratada, que costuma vir acompanhada pela presença de acne. 

Luann Lôbo, médico pós-graduado em Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica, membro do núcleo de dermatologia Human Clinic – São Paulo, alerta que os cuidados com a pele durante o ciclo menstrual devem ser individualizados, pois dependem de fatores genéticos, alimentares, estilo de vida, entre outros. 

a pele durante o ciclo menstrual
Luann Lôbo, médico pós-graduado em dermatologia.

“Varia bastante de paciente para paciente. Não existe uma receita de bolo e também não dá para copiar a prescrição da amiga”, diz. “De forma genérica, na fase menstrual é preciso intensificar a hidratação, ou seja, priorizar ativos reparadores, calmantes e hidratantes. Devido ao aumento da produção de sebo, cosméticos que controlam a oleosidade também são indicados”.

O médico Luann completa dizendo que “durante a fase folicular e ovulatória recomendamos o uso de antioxidantes, como vitamina C e E, e alfa-hidroxiácidos. Já na fase lútea, é preciso dar mais atenção aos ativos adstringentes e renovadores”. Nessa última etapa, entre a ovulação e início da menstruação, o inchaço no rosto tende a ser comum, podendo ser aliviado com massagens faciais.

Em relação aos AHAs (os queridinhos da Creamy), a médica Kellen enfatiza que são extremamente recomendados. “As variações hormonais apresentadas durante o ciclo menstrual influenciam diretamente a estrutura da pele, interferindo na síntese de colágeno, hidratação e  proteção natural”.Assim, os alfa-hidroxiácidos vão propiciar melhora da textura e espessura da pele, hidratação, combate à acne e às manchas escuras, além de estimular a produção de colágeno. “Todos esses fatores garantem uma pele mais saudável, viçosa e bonita, não só durante as mudanças do ciclo menstrual como também ao longo da vida”, conclui a especialista.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento