Pele madura: dermato explica características e como cuidar

Pele madura: dermato explica características e como cuidar

atualizado em publicado em 3 de maio de 2021 14 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Com o passar dos anos, o metabolismo fica mais lento, a síntese de colágeno e elastina diminui e a derme, como tudo em nosso corpo, muda significativamente. Por isso, a pele madura passa a exigir cuidados ainda mais especiais para permanecer saudável e radiante. 

Conversei com a médica dermatologista Ana Carolina Peters Nogueira para tirar as principais dúvidas sobre esse tipo de pele e mostrar o que não pode faltar na sua rotina de skincare. Vamos lá? 

Quando a pele é considerada madura? 

Geralmente, isso ocorre entre os 40 e 50 anos. Nas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante, pois é quando acontecem as maiores transformações no organismo e na pele, devido às alterações hormonais e menor capacidade de repor proteínas importantes. “O estrogênio está ligado à renovação celular. Durante a menopausa, sua produção cai, diminuindo a síntese de colágeno e elastina, o que resulta no afinamento da pele e sinais de envelhecimento”.

As maiores mudanças podem ser encontradas na camada dérmica da pele, que fica logo abaixo da camada epidérmica (superior). A dermatologista ressalta que a pele madura não é definida apenas pela idade, mas também pelo estilo de vida de cada um, o que pode ter um efeito prejudicial na derme. “No geral, é uma pele mais fina, com menos fibras colágenas e elásticas, renovação celular lenta, menos glândulas e células imunes. A função de barreira protetora também é comprometida, devido a diminuição da secreção sebácea”.

Características

Os sinais clássicos da pele madura são rugas demarcadas, flacidez, manchas solares, ceratoses, aspecto menos viçoso, ressecamento, telangiectasias (pequenos vasos avermelhados) e coloração mais amarelada. 

Ana Carolina explica: ”O processo inicial de envelhecimento normalmente surge com heterogeneidade na cor, com ou sem rugas aos movimentos. No decorrer do tempo, as rugas ficam demarcadas ao redor dos olhos, da boca, na fronte, nas proeminências malares, entre outros”.

dicas para cuidar da pele madura
Médica dermatologista Ana Carolina Peters Nogueira.

A face madura ainda apresenta achatamento das maçãs do rosto, marcação das olheiras, queda da sobrancelha e da ponta nasal, alongamento das orelhas, queixo e nariz, perda de volume na testa, nas têmporas, queixo e do contorno facial. “Ou seja, ocorre a perda do aspecto de curvas da juventude, ocasionada pela falta e/ou redistribuição de gordura, remodelamento ósseo e muscular. Além disso, as assimetrias ficam mais evidentes”, diz.

Como cuidar da pele madura? 

O passo a passo é o mesmo praticado ao longo dos anos: higienização, hidratação e proteção, todos de acordo com a necessidade individual. O demaquilante se faz necessário com o uso da maquiagem. O que muda é que a rotina de skincare da pele madura engloba, quase obrigatoriamente, rituais diurnos e noturnos com produtos que atendam às suas necessidades. É preciso ainda mais disciplina com os cuidados diários para manter a cútis saudável e renovada. 

Uma hidratação reforçada e protetor solar com FPS 30 ou superior são indispensáveis para a pele madura. A Dra. Ana Carolina conta que o hidratante pode ser associado a outros ativos, como ácidos e antioxidantes. 

“Os ácidos podem melhorar o viço, diminuir o tamanho dos poros, atenuar linhas finas, auxiliar no tratamento de manchas, estimular a produção de colágeno e uniformizar o tom e a textura. Eles devem fazer parte da rotina de maneira não invasiva, respeitando as limitações de cada pele e indicações médicas. O uso prolongado de esfoliantes químicos acelera a renovação celular, promovendo uma série de benefícios à aparência da pele madura. Além da face, eles devem ser aplicados no pescoço, no colo, nas mãos e antebraços”.

Para isso, a dermatologista indica o ácido glicólico, ácido mandélico, ácido lático, entre outros. A vitamina C e suas derivadas são excelentes antioxidantes para proteger e recuperar a vitalidade da pele madura. “Procurar o entendimento do processo de envelhecimento e o conhecimento dos ativos que se usa na rotina de cuidados favorece a adesão ao tratamento. Uma boa consulta com um especialista também é fundamental”, destaca. 

como cuidar da pele madura 2

Xô, manchas!

As manchas, muito comuns na pele madura, causam um grande desconforto. A melhor forma de evitá-las é fazer o uso diário do protetor solar, que também previne o envelhecimento precoce. Se ao longo da vida a exposição ao sol foi feita sem proteção e agora o seu objetivo é o clareamento das hiperpigmentações, Ana Carolina dá a dica: “A vitamina C  pode ajudar, pois também atua como clareadora. Outros ativos recomendados são o alfa-arbutim, niacinamida e mais recentemente o ácido tranexâmico. O uso é melhor orientado em consulta médica”.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentários

Avatar for Kelly Santana
Kelly Santana 06/05/2021

Olá,

Estou aqui para elogiar a marca e dar os meus mais sinceros parabéns. 👏🏽👏🏽
Faz apenas dois dias que comecei o tratamento com os produtos da marca-Creamy e sei que podem pensar… (não tem como ter percebido altas mudanças). Não percebi altas ou muitas mudanças, porém com o tipo de pele sensibilizada, com manchas de acne e alérgica a quase tudo, voltei para dizer que não tive nenhuma alergia nesses primeiros dias aos produtos e sinto a pele uniformizada e macia.
Já posso dizer que não terei alergia, irritação ou coisas do gênero com os produtos/marca.
Comprei: ácido mandélico, ácido lático, vitamina C e ácido tranexâmico.
Creamy agradeço por estar fazendo parte disso e já indico os produtos/marca. Em breve volto para encher o carrinho e dizer o que realmente achei. 😃

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 07/05/2021

Oi, Kelly!
Primeiramente, agradecemos o seu feedback! Que comentário lindo! Ficamos felizes com todo esse carinho pela Creamy. 💛
As fórmulas de nossos ácidos são pensadas para causar o mínimo de incômodos possíveis nas peles sensíveis. É bom demais saber que estamos atendendo às suas expectativas.
Esperamos que volte para nos contar o que está achando do tratamento a longo prazo.
Um beijo grande e cremoso pra você! 🌻

Avatar for Eliane
Eliane 18/05/2021

Bom dia!!
Me interessei pelos produtos, mas confesso que tenho receio de fazer a compra errada..
Vocês tem algum canal onde posso tirar as dúvidas para fazer a compra certa?
Tenho 53 anos e até então só uso protetor solar.
Aguardo retorno e agradeço a atenção.

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 18/05/2021

Oi, Eliane!
Escolher o Creamy perfeito é uma decisão difícil, a gente entende!
Para peles maduras, o ácido glicólico é o mais recomendado, mas tudo depende dos seus objetivos e características da sua pele.
Você pode tirar suas dúvidas pelo e-mail: sac@creamy.com.br ou pelo nosso Instagram.
Aguardamos a sua mensagem! 💖

Avatar for Juraci
Juraci 12/05/2021

adorei esse texto, muito bom

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 13/05/2021

Oi, Juraci!
Agradecemos o seu comentário. 🧡
Continue acompanhando as nossas novidades por aqui! 🥰

Avatar for Andre
Andre 19/05/2021

Tenho acne e também tenho manchas escuras na pele causada pela acne qual produto é mais indicado para minha pele

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 19/05/2021

Oi, Andre!
Temos 3 Creamys com propriedades antiacneicas: Mandélico, Lático e Glicólico.
Como você tem manchas de acne, a melhor pedida seria a dupla Tranexâmico e Mandélico. O verdinho (Tranexâmico) é um complexo clareador e o rosinha (Mandélico), além de combater a acne, também clareia as manchas escuras. 😻 Os dois funcionam super bem juntos, na rotina de skincare noturna.

Avatar for LILIAM
LILIAM 22/07/2021

Teria algum indicado para dar luminosidade à pele madura?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 26/07/2021

Oi, Liliam!
Os Creamys mais indicados para restaurar a luminosidade da pele são o Ácido Lático, Ácido Tranexâmico e a Vitamina C. 🥰

Avatar for Sirleide de Almeida
Sirleide de Almeida 13/09/2021

Ola!
Gostaria de saber se tem produtos para peles maduras pois tenha 46 anos e ja apresento flácides e rugas.

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 16/09/2021

Oi, Sirleide! 🥰
Os ácidos Glicólico e Tranexâmico são os mais indicados para a pele madura. Não se esqueça de incluir um antioxidante na sua rotina de skincare, como a nossa Vitamina C. 🧡

Avatar for Sônia Regina
Sônia Regina 23/09/2021

Como deve ser a rotina para cuidar da pele madura? A sequência dos produtos que devo usar. Qual passar na parte da manhã e à noite. Obrigada!

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 23/09/2021

Oi, Sônia!
O passo a passo para cuidar da pele é o mesmo em todas as idades, o que muda são os produtos, que devem ser voltados aos cuidados da pele madura.
De dia, a sequência é: limpeza, tratamento (com ativos antioxidantes, clareadores, entre outros), hidratação e proteção.
À noite recomendamos: limpeza, hidratação e tratamento (preferencialmente com alfa-hidroxiácidos anti-idade, antimanchas, etc).
Aqui, na Creamy, os melhores amigos da pele madura são a Vitamina C, o ácido Tranexâmico, o ácido Glicólico e o hidratante Calming Cream. Você pode incluir todos eles na sua rotina, seguindo as recomendações de cada produto.

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento