Qual é a importância dos conservantes para cosméticos?

Qual é a importância dos conservantes para cosméticos?

atualizado em publicado em 9 de julho de 2021 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Você provavelmente já ouviu falar que não pode colocar os dedos dentro da embalagem do cosmético, pois isso pode estragá-lo, não é? Ou ainda tem dúvidas sobre qual é a forma ideal de manusear seus produtos favoritos para evitar o risco de contaminação?

Antes de esclarecer essas questões, precisamos entender a importância dos conservantes para cosméticos. Convidamos a Rita Tescke, graduanda em farmácia e pós-graduanda em cosmetologia, para explicar mais sobre o assunto e compartilhar dicas que vão ajudar a manter os seus produtos de skincare seguros. Acompanhe!

Afinal, o que é conservante?

Os conservantes são famosos por aumentar a vida útil dos produtos, prevenindo a perda de eficácia. A especialista conta que “esses ingredientes são adicionados às formulações para evitar a proliferação de microorganismos, capazes de prejudicar o bom aspecto do cosmético e até causar doenças aos consumidores”.

Rita complementa dizendo que “a grande maioria dos cosméticos são produzidos com água e matérias-primas orgânicas, e este é o meio perfeito para a proliferação de microrganismos que podem estar presentes durante a produção de um cosmético”. 

A utilização dos conservantes se faz necessária, pois “não temos como ter um ambiente 100% estéril para fabricação de qualquer produto, logo estes microrganismos – como bactérias, fungos e leveduras – podem degradar algumas substâncias presentes e deteriorar o cosmético, fazendo com que ele mude de forma, cor, odor e até sabor, no caso de produtos para os lábios”, explica. 

Um cosmético pode ser formulado sem conservantes, contudo, deverá ter uma embalagem muito mais segura e tecnológica, para evitar o contato do produto com o ar e a manipulação direta. Ainda assim, cosméticos sem conservantes na fórmula perdem a sua efetividade de maneira muito mais rápida.

Como saber se o sistema conservante funciona? 

Mas, como saber se um sistema conservante é eficaz? Para isso, ele precisa ser totalmente compatível com a formulação do cosmético. Outro fator importante é que os conservantes para cosméticos devem ser suaves e seguros, comprovados pela ciência.

Na indústria, o uso de conservantes é obrigatório. A especialista explica que “para garantir a eficácia de um produto existe o challenge test ou ‘Teste de Desafio do Sistema Conservante’. Estes testes são feitos em laboratórios qualificados, onde são depositados microrganismos padronizados em uma formulação”.

A sua ação é observada em um determinado período de tempo, e isso é fundamental para se estabelecer a eficácia e eficiência do sistema conservante utilizado na fórmula. O challenge test também garante que o produto manterá sua efetividade até a data de vencimento. 

“A Creamy, aliás, é uma marca que tem os challenges tests. Ou seja, garantia de que o sistema conservante realmente funciona”, destaca a profissional.  

Fatores que determinam a eficácia dos conservantes para cosméticos

  • Ser bom na atividade antimicrobiana, ou seja, evitar a proliferação de microrganismos no cosmético;
  • Evitar toxicidade. Fique tranquilo, pois os conservantes são usados em baixíssimas dosagens! 
  • Ser rigorosamente compatível com os ingredientes da formulação. Se não há compatibilidade, não há eficácia. 

Quais são as consequências da contaminação de cosméticos? 

Usar um cosmético contaminado pode prejudicar a saúde da pele e do organismo como um todo. Rita aponta que “caso o consumidor não consiga detectar que um produto mudou suas características físicas e acabe usando mesmo assim, há riscos relacionados, que costumam causar alergias, dermatites, vermelhidão, coceiras, ardor e até dor”.

Em peles feridas ou sensíveis, o produto contaminado pode penetrar e provocar ações sistêmicas graves. 

Dicas para manter os cosméticos seguros 

Mesmo com um bom sistema conservante, em casa é primordial levar em consideração alguns cuidados para manter os cosméticos longe da contaminação. Rita dá algumas dicas preciosas: 

  • Manter seus cosméticos em local seco, arejado e longe de luz intensa; 
  • Evitar a manipulação dos cosméticos com as mãos sujas ou acessórios mal higienizados; 
  • Não deixá-los abertos por longos períodos de tempo;
  • Evitar deixá-los no banheiro, principalmente próximos a vasos sanitários, onde as chances de contaminação da embalagem são maiores. 

Pode colocar o dedo no creme? 

De acordo com Rita, “sim, tá tudo bem colocar o dedo no creme, desde que as mãos estejam totalmente limpas, muito bem higienizadas”. Nada de mãos sujas ao manipular seus produtinhos de skincare, combinado?

Tipos de conservantes para cosméticos mais usados

Os conservantes mais utilizados na indústria cosmética são os parabenos, isotiazolinonas, álcoois, triclosan, ácidos orgânicos, formaldeídos e fenóis. 

“Geralmente são chamados de sistemas conservantes, havendo mais de um tipo de conservante na fórmula, uma vez que um pode ser bom para bactérias gram positivas, mas não para gram negativas”. 

Sobre os parabenos, a especialista Rita afirma que eles são seguros. “O problema começou em 2004, quando um estudo reportou ter achado parabenos em tecidos cancerígenos, o que acabou gerando um surto de medo em relação a estes conservantes. Porém, a pesquisa não foi bem recebida no meio científico, por conter várias falhas metodológicas. Tanto que, devido às críticas, tempos depois os pesquisadores voltaram atrás em suas afirmações”, conclui a profissional. 

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento