Limpeza facial: passo a passo para o cuidado com a pele

Limpeza facial: passo a passo para o cuidado com a pele

atualizado em publicado em 19 de janeiro de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Manter a pele limpa, com uma aparência saudável, é o sonho de muitas pessoas. No entanto, isso não é tão simples, pois o rosto está constantemente exposto a fatores internos e externos que dificultam esse desejo. Por isso, é essencial aprender a fazer a limpeza facial!

A limpeza do rosto deve ser o primeiro passo da rotina diária de cuidados com a pele, e cada tipo cutâneo exige um processo diferente. Assim, é importante se atentar às necessidades da sua pele na hora do skincare. Para ajudar nessa etapa, desenvolvemos um guia de limpeza facial completa!

Limpeza de pele: procedimento X prática

É importante ressaltar que existem dois tipos de limpeza facial: a feita em casa, com produtos de skincare convencionais, e a realizada como procedimento estético. Este último tipo é chamado de limpeza de pele profunda e só pode ser realizado por um profissional capacitado.

O esteticista é treinado para a limpeza de pele profissional, utilizando ferramentas e métodos comprovados. Quando ela é feita corretamente, o rosto se recupera rapidamente, sem que a vermelhidão resultante da extração de cravos persista. Normalmente, os passos seguidos são:

  • limpeza: as impurezas são retiradas do rosto com o auxílio de soluções específicas para cada tipo de pele;
  • esfoliação: as células mortas são eliminadas para facilitar os passos seguintes e evitar o entupimento dos poros;
  • abertura dos poros: o vapor de água ou ozônio ajuda a amolecer a pele e a entrada dos poros;
  • extração dos comedões: os cravos são removidos do rosto com as mãos (protegidas com luvas) ou curetas em aço inox. Tais ferramentas devem ser esterilizadas a cada limpeza facial, a fim de eliminar os micro-organismos e evitar contaminação;
  • hidratação: após a extração de cravos, é hora de acalmar e hidratar a pele com produtos adequados;
  • Proteção: por fim, o procedimento deve ser finalizado com um protetor solar facial. Esta etapa deve ser reforçada em casa, pois a pele fica sensível e irritada por aproximadamente dois dias. Neste período, deve-se evitar a exposição ao sol, já que ela pode causar manchas nos pontos de extração. 

Dependendo da necessidade de cada pele, outras etapas podem ser acrescentadas, como o uso de máscaras. No geral, há diversos tratamentos complementares para outros propósitos, incluindo a redução de manchas e dos poros dilatados. 

A frequência do procedimento depende da necessidade e da recomendação do dermatologista. Outro ponto importante é que apenas a extração de cravos é feita durante a limpeza profissional. 

Se você tem espinhas, não é o tratamento ideal, pois elas podem inflamar e deixar cicatrizes ao serem espremidas. Neste caso, sempre busque a ajuda de um especialista para entender qual é a técnica ideal para você. 

Limpeza facial em casa

Quando falamos da prática de limpeza facial, na verdade, estamos nos referindo à higienização da pele. É um passo fundamental no cuidado com o rosto, que deve ser feito diariamente, para eliminar as impurezas devidamente.

Diferentemente do profissional, este procedimento pode ser feito em casa de forma simples e rápida. O ideal é fazê-lo duas vezes ao dia: uma de manhã e outra à noite.

Você pode usar as mãos ou algum tipo de aparelho de limpeza facial de sua preferência, como esponjas elétricas e massageadores. É importante que os dedos estejam limpos e, caso você opte por dispositivos específicos, higienize-os antes e após cada uso.

Além disso, para limpar o rosto, você só precisa de um sabonete ou um gel de limpeza recomendado por um dermatologista de sua confiança. Então, procure produtos que se adequem às necessidades da sua pele, não apenas ao tipo, mas também aos cuidados especiais com acne e sensibilidade, por exemplo.

Mulher fazendo limpeza facial.

Limpeza facial com a Creamy

Para garantir uma higienização eficiente com alta qualidade, use sabonetes desenvolvidos com as melhores matérias-primas. A Creamy possui o Gel de Limpeza, produzido especialmente para peles mistas, oleosas e sensíveis. Ele limpa profundamente enquanto controla a oleosidade excessiva.

Outro produto da Creamy presente nas limpezas de pele é a Emulsão de Limpeza. Ela foi especialmente desenvolvida para peles normais, secas e sensíveis, limpando de forma delicada e com ingredientes hidratantes.

Cuidados ao limpar a pele 

Antes de iniciar a limpeza do rosto, é essencial lavar as mãos. Durante a higienização da pele, lembre-se de fazer movimentos circulares suaves com o produto escolhido, de modo a não arranhá-la. 

Enxague apenas com água fria ou morna em abundância. Evite temperaturas quentes, como a do banho, pois isso remove a barreira de proteção, causando um desequilíbrio na hidratação da pele, deixando a textura mais oleosa e os poros dilatados. 

É importante que nenhum resíduo fique no rosto, pois isso pode comprometer a pele e a ação dos outros produtos do skincare. Portanto, se estiver usando maquiagem, remova-a com cleansing oil, água micelar ou demaquilante para depois limpar a pele com sabonete. 

Além da higienização com produtos especiais, como seu Creamy favorito, use hidratante e protetor solar. Estes dois itens são indispensáveis para manter a pele saudável e protegida ao longo do dia. 

Tenha uma rotina de skincare adequada com a Creamy!

Com a Creamy, você aprende todos os cuidados para manter a pele saudável. Mais do que isso, desenvolvemos produtos inteligentes que tornam seu skincare único e eficaz a cada etapa. Não deixe de adquirir itens para sua limpeza facial ter resultados surpreendentes! 

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento