Colágeno: você sabe o que é?

Certamente você já ouviu falar dos poderes do colágeno no combate ao envelhecimento da pele. Ele é praticamente o santo graal das substâncias, procurado – e encontrado! – nos alimentos naturais, nos suplementos e também nos cosméticos.

Mas o que exatamente é o colágeno?

O termo “colágeno” é usado para nomear a família de 27 proteínas isoformas que são encontradas nos tecidos conjuntivos de diversas partes do corpo, por exemplo: ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, assim como músculos e até na camada córnea dos olhos.

Apesar de ser muito requisitado, há outras substâncias que fazem tão bem quanto ao nosso organismo. E todas elas estão nos chamados alimentos funcionais. Algumas delas: fibras, oligossacarídeos, carotenóides, proteínas, peptídeos, prebióticos, probióticos, simbióticos, fitoquímicos e ácidos graxos poli-insaturados.

Muitos nomes para decorar? Não precisa se preocupar! Alimentando-se de forma correta, o seu corpo receberá todos eles da melhor forma.

Bom, mas você pode estar se perguntando: por que mesmo me alimentando de forma correta o meu corpo perde colágeno?

O que acontece é que no decorrer da vida vamos perdendo essa substância tão importante de forma natural devido ao próprio processo de envelhecimento. Por isso torna-se necessária a reposição, que pode acontecer de algumas formas:

Por meio de alimentos naturais: proteína de origem animal, chás, sucos etc.

Por meio de produtos alimentícios: iogurtes, gelatinas, embutidos como salsicha e presunto, gelatina, pudins e maria-mole, entre outros.

Por meio de suplementos alimentares: colágeno em pó.

O colágeno é tão importante para o corpo que previne outras doenças como: osteoartrite, osteoporose, hipertensão e úlcera gástrica.

Os seus benefícios vão para lá da estética, sem dúvida!

Alguns ativos presentes em cosméticos também estimulam a produção de colágeno da pele. Isso acontece no Creamy Mandélico e no Creamy Glicólico.

É importante, entretanto, ficar atenta à propaganda enganosa por aí. Como é o santo graal das substâncias, é fácil comprar gato por lebre, principalmente no mercado da suplementação e dos cosméticos.

Aposte com segurança nos bons alimentos e crie uma rotina de cuidados com a pele de qualidade, orientada por profissionais.

Fonte: Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais | Revista do Instituto Adolfo Lutz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *