10 mitos e verdades sobre skincare: vem ver!

10 mitos e verdades sobre skincare: vem ver!

atualizado em publicado em 24 de maio de 2021 9 comentários (DES)CONSTRUÇÃO SKINCARE
Tempo de leitura: 6 minutos

Graças à internet, encontrar informações e dicas de cuidados com a pele é muito fácil, e rápido. Bastam alguns cliques e, prontinho, você tira qualquer dúvida. No entanto, é preciso tomar cuidado com as famosas fake news do skincare! Muitos conselhos simplesmente não funcionam, e ainda podem trazer danos à saúde da pele.

Confira mitos e verdades sobre skincare

Então, trazemos hoje 10 mitos e verdades sobre skincare, de acordo com o Dr. Luiz, nosso médico especialista em dermatologia.

MITO: pele oleosa não precisa de hidratação

“Se é necessário usar hidratante ou não, é decisão do consumidor”. Se alguém com pele oleosa quer os benefícios de uma pele hidratada, como o sensorial macio e suave, um hidratante voltado para pele oleosa é uma boa pedida. O excesso de sebo não garante a hidratação, e o uso de outros produtos, como sabonetes, tônicos, adstringentes, ácidos e esfoliantes, pode predispor o ressecamento. Assim, numa rotina de skincare, mesmo com o objetivo de combater a oleosidade, o uso do hidratante é recomendado. 

Mas, atenção: não esqueça de buscar um produto adequado para o seu tipo de pele. Alguns cosméticos podem deixar um sensorial mais oleoso. Fórmulas em gel, sérum e gel-creme são mais leves e fluidas, por isso hidratam sem piorar o aspecto da pele oleosa. 

MITO: não é necessário usar protetor solar dentro de casa

A proteção solar é imprescindível para todos os fototipos de pele, inclusive quando estamos dentro de casa. O filtro solar deve ser usado diariamente mesmo em ambientes fechados, isso porque a radiação solar indireta refletida, essa que chega como claridade dentro de casa quando estamos com as janelas e portas abertas, é quase tão prejudicial quanto à exposição direta ao sol. Nós podemos não sentir a luz e o calor do sol quando estamos dentro de casa, ou em dias nublados e chuvosos, mas a verdade é que nessas situações recebemos apenas 5 a 10% menos radiação solar do que se estivéssemos sob o sol. 

Ou seja, essa exposição é capaz de aumentar a aparição das manchas e sinais de envelhecimento precoce, mesmo que indiretamente, além de aumentar o risco de câncer de pele. O uso do filtro solar é a melhor forma de obter sucesso na rotina de skincare, combinado?

“A luz visível vinda de fontes artificiais também pode ser prejudicial, mas ainda não há nenhuma evidência robusta sobre isso. Permanecemos com a orientação de usar FPS do nascer ao pôr do sol, seja em ambientes abertos ou fora de casa. À noite ou em ambientes totalmente fechados, o uso de FPS é opcional”, diz o Dr. Luiz. 

VERDADE: dormir de maquiagem faz mal

Não importa se você está com uma make discreta ou pesada, dormir de maquiagem faz mal sim! Antes de deitar, é indispensável fazer uma boa limpeza da pele, a fim de remover completamente a maquiagem, assim como resíduos de filtro solar, outros produtos aplicados, poluição e oleosidade acumuladas durante o dia. Isso evita a obstrução dos poros, bem como a formação de comedões, o surgimento de acne e/ou irritações na pele. 

MITO: quanto mais produtos na rotina, melhor!

Talvez um dos maiores mitos do skincare, desde que as rotinas coreanas de 10 passos, ou mais, ganharam popularidade. Nós, aqui da Creamy, gostamos de cuidar da pele apenas com o essencial e, pode confiar, essa é a melhor opção! Você precisa de produtos para 4 etapas essenciais: limpeza, hidratação, proteção e tratamento – seja ele preventivo, antiacne, de manchinhas ou qualquer outro. O que importa não é a quantidade de cosméticos, e sim manter uma frequência de cuidados, além de investir nos produtos certos e adequados ao seu tipo de pele. 

VERDADE: esfoliação química não deve ser feita junto com esfoliação física

A esfoliação é um passo importante e necessário na rotina de skincare, mas sem excessos! Não recomendamos fazer o uso de esfoliantes químicos junto com esfoliantes físicos, pois isso pode aumentar a sensibilidade da pele e trazer sintomas indesejados. Esfoliá-la em excesso danifica a barreira protetora cutânea, então, escolha apenas um dos dois métodos. 

mitos e verdades sobre skincare

Os AHAs da Creamy, como outros alfa-hidroxiácidos, realizam a esfoliação química da camada superficial da pele. Logo, se você está usando esses produtos, evite o atrito físico. A pessoa mais indicada para definir a frequência ideal da esfoliação química, ou física, é o seu dermatologista. Também é importante estar sempre de olho nos sinais que a sua pele dá.

MITO: lavar o rosto nunca é demais 

Da série mitos e verdades sobre skincare que quase todos acreditam. Acontece que higienizar a pele várias vezes ao dia, ou em excesso, acaba prejudicando a barreira de proteção natural, ocasionando irritações e ressecamentos. De maneira geral, não se deve lavar o rosto mais de duas vezes ao dia e, na hora da higienização, a regra é utilizar um sabonete específico para a face.

MITO: os cosméticos perdem o efeito a longo prazo

A renovação cutânea leva em torno de 28 dias, por isso a pele não “se acostuma” com os ativos. Na verdade, eles mostram seus melhores resultados a longo prazo. O que acontece é que a pele pode entrar em equilíbrio, então aquele cosmético já não vai trazer resultados tão visíveis, mas continuará agindo normalmente. 

MITOS E VERDADES sobre skincare: a acne vai desaparecer na fase adulta

MITO! As espinhas e cravos surgem na adolescência, mas a acne pode ser comum em todas as fases da vida. De acordo com pesquisas, cerca de 40% das mulheres com mais de 25 anos são afetadas pelo problema. Estresse, falta de sono, cosméticos inadequados e ingestão de alimentos muito calóricos são fatores desencadeantes. 

MITO: não pode usar ácidos no verão 

Mito do skincare que já esclarecemos em nosso blog. Alguns ácidos, como o retinóico, realmente devem ser evitados durante o verão, pois possuem maior poder irritativo. Já os AHAs, como o Mandélico, Lático e Glicólico, são fotoestáveis, podendo ser usados em todas as estações do ano, desde que da maneira correta: apenas na rotina noturna, com proteção solar redobrada durante o dia. Já os ácidos Tranexâmico ou Ascórbico (vitamina C), funcionam bem tanto pela manhã quanto à noite, mesmo durante o verão, quando usados juntamente com o filtro solar. 

VERDADE: não devo aplicar mais de um AHA em alta concentração na mesma noite

Os famosos alfa-hidroxiácidos são ótimos aliados nos cuidados com a pele, promovendo a renovação celular, clareamento de manchas, redução da acne e muito mais. Muitos produtos contém AHAs em suas fórmulas e a ação vai depender, dentre outros fatores, da concentração que esses ácidos estão.  

O problema pode acontecer quando há associação de AHAs diferentes em concentrações elevadas, como 5 a 10% na mesma noite. Isso pode predispor a irritação e ressecamento excessivo da pele. Ácidos com concentrações superiores a 5% promovem esfoliação química mais intensa, enquanto as concentrações inferiores permitem uma esfoliação mais suave, auxiliando na hidratação. 

É por isso que os ácidos Mandélico, Lático e Glicólico da Creamy não devem ser aplicados na mesma noite, entretanto, você pode usar o Ácido Tranexâmico (que possui somente 3% de ácido glicólico) antes de qualquer um deles.

A sensibilidade aos ácidos é individual e deve ser respeitada. Na dúvida, procure um dermatologista. Comece usando um ácido de cada vez em noites espaçadas e aumente a frequência apenas quando não sentir nenhuma sensibilidade. 

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento